As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

OMS alerta que são necessárias medidas de prevenção no combate ao câncer

Agência da ONU disse que batalha contra a doença não será vencida apenas com tratamento; número de novos casos por ano aumentou para 14 milhões; câncer mata 8,2 milhões de pessoas anualmente.

Por Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde alerta que a batalha global contra o câncer não será vencida apenas com tratamentos. Segundo a OMS, são necessárias medidas de prevenção eficazes urgentemente para evitar uma crise da doença.

A Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer, Aipc, que faz parte da OMS, lançou esta segunda-feira o Relatório Mundial do Câncer 2014, que contou com a colaboração de 250 cientistas de mais de 40 países. O documento foi divulgado na véspera do Dia Mundial do Câncer, nesta terça-feira 4 de fevereiro.

Prevenção

Em Genebra, um dos autores do documento, o médico Bernard Stewart, afirmou em entrevista à Rádio ONU que a prevenção deve ser feita em dois níveis.

Ele explicou que são as chamadas prevenções primárias. Segundo ele, deve-se reduzir o contato das pessoas com produtos cancerígenos conhecidos, como o cigarro e a bebida alcoólica.

Além disso, é necessário combater os tipos de câncer causados pela exposição ambiental como é o caso da poluição do ar e no ambiente de trabalho.

Investimento

Stewart disse que os dois problemas podem ser enfrentados com leis e regulamentos. Para ele, os governos devem mostrar compromisso político para avançar com a implementação de exames e programas para detectar a doença ainda nos estágios iniciais.

O médico afirmou que esse processo deve ser visto como um investimento e não como um custo.

Casos e Mortes

Em 2012, foram registrados 14 milhões de novos casos de câncer no mundo inteiro. A OMS calcula que esse número deve subir para 22 milhões nas duas próximas décadas.

O número de mortes também deve aumentar dos 8,2 milhões atuais para 13 milhões por ano durante o mesmo período.

Os casos mais comuns diagnosticados foram o câncer nos pulmões, seguido do câncer de mama e do intestino. Já em relação às mortes, o tipo mais letal da doença foi o câncer dos pulmões, seguido do fígado e do estômago.

Envelhecimento

O relatório da Aipc mostrou ainda que como consequência do envelhecimento da população, os países em desenvolvimento acabaram sendo mais atingidos pelo avanço da doença.

Mais de 60% dos casos de câncer ocorrem na África, na Ásia e nas Américas Central e do Sul. Essas regiões são responsáveis também por 70% das mortes.

Segundo as autoridades, a situação piora pela falta de detecção precoce da doença ou falta de acesso aos tratamentos.

O relatório afirma que o acesso eficaz e acessível aos tratamentos nos países em desenvolvimento, incluindo para as crianças, reduzirá de forma significativa a mortalidade.

Custo

O documento cita ainda os altos custos dos serviços médicos. Em 2010, por exemplo, o custo econômico global anual para o tratamento do câncer chegou a US$ 1,1 trilhão, mais de R$ 2,6 trilhões.

Para a OMS, o avanço do câncer no mundo inteiro representa um grande obstáculo ao desenvolvimento e ao bem-estar humano.

O relatório deixa clara a importância de uma lei adequada para reduzir a exposição e os comportamentos de risco.

O documento cita a Convenção sobre o Controle do Tabaco, que teve o apoio da OMS. O tratado internacional tem sido crucial para reduzir o consumo de produtos derivados do tabaco através de altos impostos e a proibição de propagandas, entre outras medidas.

Publicado em Rádio/ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens