As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quarta-feira, maio 27, 2015

Educação um Compromisso para Todos! EPT 2015

Unesco 

                                              Capa Relatório EPT 2015 Unesco

A educação é um direito humano fundamental e essencial ao exercício de todos os direitos. Mesmo assim, ainda existem cerca de 781 milhões de analfabetos no mundo, e em torno de 58 milhões de crianças que se encontram fora da escola primária, muitos jovens e mulheres e homens adultos continuam sem aprender o que precisam saber para dirigir suas vidas com saúde e dignidade.

Devido a uma combinação de fatores – como pobreza, disparidade de gênero, isolamento geográfico e situação da minoria – a qualidade da educação é um sonho distante para muitos, sobretudo para meninas de famílias pobres em áreas rurais. Elas estão entre as crianças que enfrentam as maiores barreiras, ao acesso à educação.

Uma das principais responsabilidades da UNESCO é defender o direito de toda menina e menino, e de todo homem e mulher, jovem e adulto, a ter educação de qualidade ao longo da vida – independentemente da definição (formal, não formal ou informal).

Educação para Todos no Brasil

O Brasil por ser um dos países na liderança da Iniciativa Global pela Educação em Primeiro Lugar (GEFI), do secretário-geral das Nações Unidas, tem o papel catalisador de promover o apoio político e financeiro para a educação, entre os governos.  Além disso, o país é membro dos BRICS. Neste contexto, o Brasil tem um grande potencial para transformar a realidade educacional de sua população, bem como influenciar a mudança educacional dos outros países no processo de assegurar uma educação inclusiva e de qualidade para toda a vida no âmbito da agenda pós-2015.

Nessa linha, a UNESCO pode ter papel singular, contribuindo para a harmonização das estatísticas educacionais brasileiras e disseminando-as em escala mundial. Como país do E9 (grupo dos nove países mais povoados do hemisfério sul ou em desenvolvimento), a contribuição da UNESCO parece ser de importância particularmente crítica para o Brasil, pois o país ainda enfrenta problemas para atingir a educação básica de qualidade para todos, a qual é essencial para:

Ø  Continuar o processo de redução da mortalidade infantil
Ø  Promover a equidade da educação
Ø  Assegurar o desenvolvimento sustentável, a paz e a democracia

Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos

Publicado pela UNESCO e desenvolvido por uma equipe independente, o Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, publicado anualmente, monitora o progresso global dos seis objetivos de Educação para Todos. A cada ano, o relatório apresenta evidências para informar gestores de políticas públicas sobre questões temáticas específicas como atingir as populações marginalizadas, conflitos, habilidades para juventude ou sobre ensinar e aprender. O Relatório apresenta dados de uma variedade de fontes, incluindo as do Instituto de Estatística da UNESCO (UNESCO Institute for Statistics), a principal fonte de estatística internacional em educação.

Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015

O Relatório de 2015, intitulado “Educação para Todos 2000-2015: progressos e desafios”, é a 12ª e última edição da série atual. O Relatório fornece um relato confiável do progresso nacional e dos compromissos assumidos pela comunidade internacional, baseado em evidência e estatística atualizada, com análise profunda de políticas e estudos de casos informativos.

Ao analisar cada objetivo de EPT, o Relatório destaca políticas e práticas que ajudaram ou impulsionaram o progresso nacional. Também considera cuidadosamente a influência de tendências de investimentos financeiros domésticos e fluxos de ajuda internacional.

Baseando-se em lições dos relatórios anteriores, o Relatório de EPT 2015 oferece claras recomendações para ajudar líderes políticos mundiais, regionais e nacionais a melhor definir e monitorar os objetivos e metas em educação após 2015.

Acompanhamento do Desenvolvimento da Educação

A Organização também coordena um movimento internacional em apoio à Educação para Todos (EPT) e é responsável por monitorar o alcance dos objetivos referentes à educação acordados internacionalmente.

Com vistas a após 2015 – a data limite estabelecida pela comunidade internacional para atingir os objetivos de EPT – a UNESCO também está monitorando desenvolvimentos da educação de forma mais ampla por meio de pesquisa e promovendo debates internacionais.

Os instrumentos normativos desenvolvidos pela ONU e pela UNESCO estabelecem obrigações legais internacionais pelo direito à educação para todos.

A Organização defende esse direito por meio do monitoramento da implementação dos instrumentos normativos, capacitações e relatórios de progresso. A UNESCO também ajuda os países a desenvolver marcos legais, bem como mobiliza parceiros mundiais sobre questões relacionadas ao direto à educação.

A UNESCO coordena os esforços internacionais para atingir os seis objetivos da EPT, trabalhando junto com governos, agências de desenvolvimento, sociedade civil, acadêmicos e setor privado. Como a Agência líder da EPT, a UNESCO concentra suas atividades em cinco áreas principais:

Ø  Diálogo sobre políticas públicas,
Ø  Monitoramento,
Ø  Advocacy,
Ø  Mobilização de recursos e
Ø  Desenvolvimento de capacidades. Desde 2011, a UNESCO também lidera as consultas sobre a agenda de educação pós-2015.

Repensar a educação

Além do monitoramento da situação da educação, a UNESCO também funciona como um “think tank” (centro de reflexão), para dirigir os debates mundiais sobre o futuro da educação. Faz isso ao analisar as tendências de desenvolvimento da atualidade e suas implicações nos sistemas de educação e na aprendizagem.  Também faz revisão de pesquisas e políticas educacionais, além de sugerir orientações estratégicas para o desenvolvimento de políticas públicas para educação.

Acesse aqui o Relatório "Conciso" em Português > Relatório "Conciso" EPT 2015 - Português

Acesse aqui o Relatório Completo em Inglês. > Relatório EPT 2015 Completo - Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens