As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

quinta-feira, junho 04, 2015

A OMT - Organização Mundial do Turismo, e o setor no contexto do Desenvolvimento Sustentável.

Dinalva Heloiza


No contexto do desenvolvimento sustentável, o cenário do setor do turismo com certeza, seria um dos mais beneficiados, na promoção do turismo e comunidades, segundo consta os indicadores de informações, formalmente selecionadas para um uso regular, que se relacionam com a medição das mudanças nos ativos e questões fundamentais ao desenvolvimento do turismo e à gestão dos destinos sustentáveis, da OMT - Organização Mundial do Turismo.

A OMT tem o propósito de promover o uso dos indicadores do turismo sustentável desde o início da década de 1990, facultando instrumentos essenciais para os processos de formulação de políticas de planejamento e gestão em destinos.

Publicado em 2004, o Guia de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável para Destinos Turísticos, da OMT, é o recurso mais abrangente sobre este tema, e o resultado de um amplo estudo sobre as iniciativas indicadoras em todo o mundo, envolvendo 62 peritos de mais de 20 países.

A publicação descreve mais de 40 grandes questões sobre sustentabilidade, que vão desde a gestão de recursos naturais (resíduos, água, energia, etc.), o controle do desenvolvimento, a satisfação dos turistas e comunidades de acolhimento, a preservação do patrimônio cultural, a sazonalidade, fugas econômicas ou mudanças climáticas, para mencionar apenas algumas. Para cada questão, os indicadores e técnicas de medição são sugeridos com as fontes de informação e exemplos práticos.

O guia contém igualmente um procedimento para desenvolver indicadores específicos de destino, a sua utilização na política do turismo e processos de planejamento, bem como aplicações em diferentes tipos de destino (por exemplo, costeira, urbano, ecoturismo, pequenas comunidades). Numerosos exemplos e 25 estudos de caso abrangentes fornecem uma ampla gama de experiências às empresas, destinos, cenários nacional e regional de todos os continentes.

A OMT organizou uma série de workshops regionais e nacionais sobre os indicadores de turismo sustentável para treinar funcionários de turismo e profissionais sobre a sua aplicação, utilizando uma técnica de demonstração e abordagem participativa em destinos pilotos.

Ao mesmo tempo UNWTO lançou o conceito do Observatório Mundial de Turismo Sustentável (GOST) para fornecer aos decisores políticos e gestores de turismo, uma estrutura para coleta regular, análise e comunicação de informações relacionadas aos impactos do turismo sobre os aspectos ambientais, sociais e econômicas em destinos.

Com o objetivo final de apoiar maiores informações à implantação de políticas ao setor do turismo sustentável, em todo o mundo, o GOST tem como objetivos:

·         Desenvolver e fornecer referências metodológicas e recomendações para a sustentabilidade no turismo
·         Criar conscientização e capacitação em apoio à sustentabilidade entre as partes interessadas do turismo ao mesmo tempo, em que estimula a participação da comunidade
·         Analisar e informar regularmente sobre a evolução da política e dos impactos sobre o turismo
·         Identificar e divulgar boas práticas
·         Facilitar o intercâmbio e a comparação de informações relacionadas à sustentabilidade do turismo
·         Facilitar o estabelecimento de uma rede de Observatórios do Turismo Sustentável em todo o mundo.

Seis Observatórios sob os auspícios da OMT estão atualmente em operação na China e um na Europa. Os Observatórios na China são gerenciados por uma Central de Monitoramento baseado em Sun Yat-sen University, em Guangzhou. Estabelecido pela University of the Aegean, em colaboração com a OMT, e com o apoio do Ministério do Turismo da Grécia, o primeiro Observatório do Turismo Sustentável na Europa abriu nas Ilhas Aegan, o principal arquipélago da Grécia, no início de 2013, sob os auspícios da OMT.


Em dezembro de 2013, a UNWTO organizou a primeira Conferência sobre o Observatório Mundial de Turismo Sustentável. Com base nos principais resultados desta Conferência, um documento sobre a conceituação do futuro da rede de observatórios foi redigido e será lançado em breve.

Com informações da OMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens