As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

terça-feira, junho 09, 2015

Goiás, vocação, EcoTurismo!

 Dinalva Heloiza

Goiás, o estado mais central do Brasil e considerado o “coração geográfico” do país, apesar de uma forte economia em agronegócio, o estado se destaca pela busca de novas tendências econômicas. Em primeiro lugar foi o setor da indústria, que apesar de uma certa volatização, colocou o estado em destaque em vários cenários. Mais recente, um setor vem se destacando de forma contínua e gradativa, o setor do turismo. Integrando alguns dos roteiros mais procurados do país, além de inúmeras opções em vários segmentos do turismo, Goiás, tem fortes potencialidades em turismo aquático, ecoturismo, turismo de aventura e o turismo de eventos, dentre outros.

                                           Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros/Go

O estado se situa à leste da Região Centro-Oeste, onde limita-se ao norte com o estado do Tocantins, à nordeste com a Bahia, à oeste com o Mato Grosso, e à sudoeste com Mato Grosso do Sul, já o estado de Minas Gerais limita-se de forma descontinuada a leste e a sul, e com o Distrito Federal a leste. Em cenário nacional, Goiás ocupa uma área de 340.086 km².

Com mais de 6 milhões de habitantes, segundo o último registro do IBGE (2010), é o estado mais populoso do Centro-Oeste, dividido em 5 mesorregiões, 18 microrregiões e 246 municípios. A economia goiana tem alcançado alguns destaques em cenário nacional nos últimos anos, porém entre variações o estado necessita articular novos rumos à sua economia, e o turismo sustentável com certeza é uma das melhores modalidades de negócio no momento.

 Chapada dos Veadeiros/Go

                                                                             PNE/Go

No cenário do Turismo, Goiás possui dois grandes Parques Nacionais dentro dos limites do estado: a Chapada dos Veadeiros, no norte, e o Parque Nacional das Emas, à sudoeste do estado. Além de uma grande demanda pelos roteiros do estado, a oferta em cenários e eventos agregados ao turismo, faz de Goiás, um dos mais fortes destinos em ecoturismo, com enormes potencialidades em turismo sustentável.

Estão integrados à Chapada dos Veadeiros os seguintes municípios: Cavalcante; Povoado de São Jorge; Alto Paraíso; Povoado do Engenho; Teresina de Goiás, São João da Aliança, Colinas do Sul.

O estado possui também 7 Parques Estaduais, são eles: Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, Parque Estadual de Paraúna, Parque Estadual dos Pirineus, Parque Estadual da Serra Dourada, Parque Estadual Telma Ortegal, Parque Estadual Terra Ronca.

No roteiro da Chapada dos Veadeiros, o município de Cavalcante possui uma estrutura básica em Hotéis, Pousadas, Áreas de Camping, Restaurantes, Pizzarias.  Com uma economia diversificada, entre o turismo, mineração, geração de energia e pecuária. Tem como principal atividade cultural as romarias e folias, a caçada da rainha, e danças como o lundu e a sussa. Em agosto ocorre o festival de música Instrumental e em dezembro a Mostra de Cinema Etnográfico.

                                                      Cachoeira de Stª Bárbara 

O Povoado de São Jorge, cravado no coração da Chapada dos Veadeiros em uma região de altitude do cerrado, guarda uma das formações mais antigas do planeta e a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localiza-se no Distrito de São Jorge que teve sua povoação iniciada por volta de 1912 por garimpeiros em busca do cristal quartzo. A abundância do mineral atraiu aventureiros de vários lugares, principalmente da Bahia, que foram chegando para a região formando assim um grande acampamento denominado "Acampamento do Garimpão".

São Jorge

Alto Paraíso de Goiás, está localizado no nordeste do estado de Goiás, pertencendo à Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, à Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230km de Brasília-DF e a 412km de Goiânia-GO. A sua altitude é de aproximadamente 1300 metros, localizando-se no ponto mais alto do Planalto Central, com 1.676 metros de altura.

                                                             Alto Paraíso de Goiás 

O Povoado do Engenho II localiza-se no município de Cavalcante a 27 km da cidade no Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga que possui 237 mil hectares. Possui muita história e belíssimas cachoeiras como a Santa Barbara de cor de água azul, a capivara a menos de 1 km do povoado e a Candaru com 70 m de queda.

                                               Povoado Kalunga do Engenho

Teresina de Goiás localiza-se no nordeste da Chapada dos Veadeiros, região nordeste do estado de Goiás, com um área de 774,635 km², e população estimada em 2.887 habitantes e densidade 4,5 hab./km².

                                                             Terezina de Goiás 

São João d'Aliança no Sul da Chapada dos Veadeiros região nordeste do estado de Goiás, no centro-oeste do Brasil. Com uma área de 3.327,36 km², uma população estimada 8.642 habitantes, Densidade 2,4 hab./km², IDH 0.718 ,PIB R$ 55.274 mil e PIB per capita R$ 7.131,00.
Colinas do Sul, com população estimada em 2004 era de 3.827 habitantes. Localizada próxima ao povoado de São Jorge, à barragem de Serra da Mesa e ao espelho d'água Cana Brava. Região associada a criação de gado bovino, principalmente, destinados ao corte. Possui potencial turístico devido à grande quantidade de rios, cavernas, termas, hotéis, pousadas ligadas, também à pesca esportiva.

                                                                  São João da Aliança

Em outro cenário, o Parque Nacional das Emas, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, localizada na região sudoeste do estado, possui área de 132 000 ha, distribuídos pelos municípios de Mineiros, Chapadão do Céu, e parte de Costa Rica em Mato Grosso do Sul.

                                                                  PNE/Go 

O Parque preserva as diversas nascentes dos rios Jacuba e Formoso, afluentes do rio Paranaíba, da bacia do rio Paraná. O acesso ao Parque pode ser feito por Serranópolis, por Chapadão do Céu, ou por Mineiros. É administrado atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Parque Nacional das Emas, situa-se na área nuclear do cerrado e juntamente com o Parque Nacional de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, representa uma das principais reservas de Cerrado no Brasil e é considerada uma das maiores e mais bem preservadas (IBDF 1981), sendo, pois, uma das áreas criticamente prioritárias para a conservação do Cerrado (Conservation International 1999).

Ao analisarmos os municípios que compõem a zona de amortecimento do Parque Nacional das Emas, no tocante à composição e distribuição populacional podemos observar que o município que apresenta maior contingente populacional é Mineiros/Go, seguido por Costa Rica, Serranópolis, Alto Taquari, Chapadão do Céu/Go, e Alcinópolis: os municípios que foram criados há mais tempo apresentam maior contingente populacional.

                                                               Mineiros

                                                                          Chapadão do Céu

O município de Chapadão do Céu é o município que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano, sendo também o município de Goiás que apresenta o melhor IDH-M. Ao compararmos o IDH-M dos municípios podemos observar que os municípios de Chapadão do Céu e Alto Taquari, apresentam alto grau de desenvolvimento humano, seguidos pelos demais municípios que apresentam médio grau em desenvolvimento humano.

Ao observarmos o pessoal ocupado nos municípios que compõe a área de influência do Parque Nacional das Emas, podemos observar que Serranópolis é o município que possui o maior percentual de pessoal ocupado (84,6%), seguido por Chapadão do Céu (75,1%), Mineiros (70,4%), Alto Taquari (68,5%), Costa Rica (66,6%) e Alcinópolis (64,7%).

                                                                 PNE/Go

Entre os municípios do entorno do Parque Nacional, Chapadão do Céu é o mais próximo, distante a aproximadamente 25 km, e, portanto, o mais procurado pelos funcionários do parque para o atendimento a alguns serviços, tais como: bancário, mecânico, farmacêutico, correio, etc. Entretanto, quando existe a necessidade de serviços especializados, assim como atendimento médico, os funcionários do parque recorrem a Mineiros, principal centro urbano da região, distante 110 km da sede do Parque Nacional. Costa Rica também é procurada, eventualmente para o atendimento de alguns serviços.

Fontes: SEGPlan/ICMBio/MINTur/GoiásTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens