As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

segunda-feira, setembro 26, 2016

Conheça a Plataforma Política e o Perfil do Candidato à Vereador por Goiânia, Rener Bilac


Perfil



Rener Bueno Marinho Bilac nasceu em 13 de dezembro de 1962, na cidade de Goiânia, Goiás. Muito antes de pensar em entrar para a vida política, o hoje pré-candidato a vereador pelo Partido Verde (PV), já se preocupava com o social. Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em 1985, por mais de 30 anos Rener atuou como defensor público em Goiânia.
               
Durante sua carreira jurídica, o pré-candidato atendeu mais de 20 mil pessoas, todas de regiões carentes da capital goiana. “Atuei nos setores Oeste, Vila Mutirão, Jardim Curitiba, Parque Ateneu e mais. Conheço os anseios da população e, agora, sinto que é o momento de ajudar de outras formas as pessoas”, afirma o jurista.

Propostas

Conforme Rener, ouvir a população será o principal fator para a construção de suas propostas. Porém, existem alguns projetos que ele já pretende implantar tão logo quanto possível. O primeiro deles é inserir o estudo do Direito Constitucional no ensino médio e fundamental.

Em setembro de 2015, um projeto do senador Romário, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para inserir novas disciplinas obrigatórias nos currículos dos ensinos fundamental e médio, foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e esporte. Este texto prevê esta inserção, porém, ele permanece na Câmara dos Deputados desde outubro do ano passado.

“Como profissional do Direito, entendo que é de suma importância o conhecimento de nossa Constituição Federal. Há tempos ouço sobre ideias da implementação deste estudo nas escolas públicas, mas isto parece não sair do papel. Quero que isso se torne realidade em nossa cidade”, lamenta Rener e completa: “Precisamos instruir nossas crianças, ensiná-las sobre seus direitos. Elas anseiam por isso e farei tudo ao meu alcance para fazer isso acontecer.”

Cultura

Além de atuar na área do direito, Rener foi o criador do Carnaval dos Amigos, um movimento que, atualmente, conta com seis blocos de carnaval em diversos pontos da cidade. Por isso, o político compreende a importância na cultura para a população.

E é esse conhecimento que motivou Rener a pensar em outro projeto: criar centros gratuitos de cultura a população. “Seriam verdadeiras escolas de arte gratuitas, situadas nos bairros mais carentes de Goiânia, com cursos periódicos de pintura, dança, música e mais”, explica ele, que cita como exemplo a Escola Gustav Ritter, localizada no Setor Campinas. “Esta instituição é ótima, porém, ela está numa região nobre da cidade e não atende a toda a população carente”, elucida.

Carnaval dos Amigos

Uma das festas mais tradicionais dos tempos da folia em Goiânia, o Carnaval dos Amigos surgiu em 2002. No começo, era bem simples, e contava, realmente, apenas com a participação de amigos. Com o tempo a festa foi crescendo e agregando cada vez mais foliões. “Neste ano, participaram mais 15 mil pessoas”, revela.

Segundo o pré-candidato do PV, o objetivo ao criar esse evento foi resgatar as marchinhas e trazer para rua um Carnaval legítimo. A brincadeira acontece todo ano, começando de vários pontos da cidade e terminando sempre no Vaca Brava.
  

                                            PLATAFORMA POLÍTICA ELEIÇÕES 2016


           


1) CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Como jurista atuante, uma das propostas que serão defendidas pelo candidato a vereador por Goiânia nas eleições de 2016, Rener Bilac, é a inclusão do estudo da Constituição Brasileira na grade curricular das escolas municipais, desde o ensino fundamental, principalmente em relação aos seus Títulos I e II, que tratam dos “Direitos e deveres individuais e coletivos”, dos “Direitos sociais”, da “Nacionalidade” e dos “Direitos Políticos”, entre outros assuntos. 

O objetivo é, desde cedo, buscar a formação de cidadãos cientes dos seus deveres perante a sociedade, mas também conhecedores dos seus direitos. É o resgate dos valores que foram ensinados pelos nossos pais e avós, mas que estão aos poucos se perdendo, em meio à desenfreada modernidade. 

Assim o estudante poderá aprender muita coisa sobre: cidadania, dignidade do ser humano, trabalho, igualdade entre as pessoas, o direito à vida, à liberdade, manifestação do pensamento, e muito mais, com toda a riqueza de conteúdo da lei máxima do nosso país.


2) ESCOLAS DE ARTE EM CADA UMA DAS MICRORREGIÕES

A proposta é, a exemplo das Escolas Gustav Ritter e Basileu França, instalar em cada uma das demais 10 microrregiões de Goiânia, uma escola que ofereça, entre outras modalidades: música, dança, artes plásticas, etc.


3) CONVÊNIO CENTRO DE EXCELÊNCIA

Firmar convênio com o Governo do Estado, para que alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Goiânia possam frequentar e praticar uma ou mais atividades esportivas dentre as inúmeras que serão oferecidas no local.

A participação, entretanto, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos e outros países, estaria condicionada a uma frequência mínima na escola e notas não inferiores a 7,0. É o estímulo ao crescimento por meio do esporte e representa, ainda, para as famílias cujos filhos não tem ocupação e correm o risco de se envolver com a criminalidade e as drogas, uma tranquilidade e ótima perspectiva de futuro.

A criança e o adolescente, por meio do convênio, poderá sonhar e se tornar um atleta olímpico, ou um sucesso do MMA ou futebol, ou em qualquer das atividades que ali serão ensinadas, não menos importantes, passando a ter uma perspectiva de futuro, independente das condições materiais da família.

A Prefeitura deverá oferecer transporte escolar, para que o aluno, depois das aulas, possa se dirigir ao Centro de Excelência, passando a desenvolver seus conhecimentos em período integral, dando tranquilidade aos pais.


4) POSTO DA PM NO JARDIM AMÉRICA

Como morador do Jardim América, vou lutar pela instalação da base comunitária da Polícia Militar no setor, onde a criminalidade é motivo de constante preocupação para os moradores. O bairro pertence à jurisdição da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar, e já existe uma área definida para a construção do posto, junto ao Colégio Estadual Jardim América, cedida pelo Governo do Estado. O projeto da obra foi provado, mas não saiu do papel, porque a verba necessária ainda não está disponível. A ideia é reunir as lideranças comunitárias locais, moradores e empresários e levantar fundos para a execução da obra.

Acesse o Blog de Rener Bilac no link abaixo e conheça sua opinião sobre vários temas relevantes à sociedade goianiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens