As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

domingo, dezembro 18, 2016

OMT - Organização Mundial do Turismo, previsões a longo prazo, se destacam no Panorama 2016 intitulado “Turismo Rumo a 2030”.

Dinalva Heloiza




Segundo a OMT - Organização Mundial do Turismo, em seu Relatório anual  Panorama 2016 para o Turismo Internacional, intitulado "Turismo Rumo a 2030", a organização oferece um prognóstico atualizado e de longo prazo ao setor em uma avaliação consistente do desenvolvimento do turismo para os próximos anos, até 2030.

Este relatório oferece um amplo espectro em pesquisas, e toma como ponto de partida do trabalho realizado pela OMT, o campo das previsões em longo prazo partindo da década de 1990, onde o novo estudo substitui o anterior, intitulado "Turismo Visão 2020", e que se tornou referência global para as previsões internacionais do setor do turismo.

Os resultados mais importantes do estudo são as projeções em demanda quantitativa do turismo internacional por um período de 20 anos, que começa em 2010 e termina em 2030.

Previsões atualizadas incorporam uma análise no cenário social, político, mudanças econômicas, ambientais e tecnológicas que moldaram o setor do turismo, no passado, e que se espera, possam influenciar o setor também no futuro.

De acordo com o mesmo relatório, estima-se que o número de entradas de turistas internacionais em todo o mundo tende a crescer uma média de 3,3% ao ano durante o período que varia de 2010 e 2030. Com o tempo, a taxa de crescimento irá reduzir gradualmente de 3,8% em 2012 para 2,9% em 2030, mas com base em números superior. Em termos absolutos, as chegadas de turistas internacionais poderão aumentar em cerca de 43 milhões por ano, em comparação com um aumento médio de 28 milhões registrados anualmente no período de 1995 e 2010.

De acordo com a taxa projetada de crescimento às chegadas de turistas internacionais em todo o mundo, poderá ultrapassar a cifra de 1.400 milhões em 2020 e 1.800 milhões em 2030.

As chegadas de turistas internacionais com destinos para as economias emergentes da Ásia, América Latina, Europa Central e Oriental, Sul e Europa Mediterrânea, Oriente Médio e África tende a duplicar a sua taxa de crescimento em (+ 4,4% por ano) em comparação com os destinos das economias avançadas que beiram os (+ 2,2% ao ano). Portanto, espera-se que até 2030, 57% das chegadas internacionais devam ser registradas nos destinos das economias emergentes (em comparação com 30% em relação a 1980) e 43% nos destinos das economias avançadas (em comparação com 70% em 1980).

Quando se avalia por região, o maior crescimento virá da Ásia e do Pacífico, onde as chegadas são aguardadas em média de 331 milhões a 535 milhões em 2030 (+ 4,9% por ano). Por outro lado, o Oriente Médio e a África alcançarão um aumento no número de chegadas a mais do dobro de acordo com a previsão para este período, passando de 61 milhões para 149 milhões e de 50 a 134 milhões, respectivamente.

A Europa também transitará (de 475 a 744 milhões de dólares) e nas Américas esta taxa sobe de (150 a 248 milhões de dólares) com crescimento comparativamente menor.
Com uma taxa de crescimento mais elevada, o aumento nas taxas da Ásia e Pacífico de (22% do mercado mundial em 2010 para 30% em 2030), no Médio Oriente de (6% a 8%) e na África de (5% a 7%).

Consequentemente, a Europa decrescerá de (de 51% para 41%) e nas Américas (de 16% para 14%) onde se prevê que estas regiões irão experimentar uma nova redução da sua quota do turismo internacional, principalmente devido ao menor crescimento comparativamente aos destinos veteranos da América Norte, Europa do Norte e Europa Ocidental.

Os que mais gastam em Turismo Internacional



A China, Estados Unidos e o Reino Unido têm no turismo de saída e suas respectivas regiões em 2015, impulsionados pela força de suas moedas e economias.

A China lidera a saída do turismo mundial, após uma visível tendência apresentada o que ocorreu ano após ano, desde 2004, com taxas de crescimento de dois dígitos em gastos dos turistas, beneficiando destinos asiáticos, como Japão e Tailândia, além dos Estados Unidos em vários destinos europeus.
A despesa de viajantes chineses cresceu em 26% em 2015 alcançando 292.000 milhões de dólares norte-americanos, enquanto o total de viajantes aumentou em 10% para 128 milhões de euros.

O Turismo nos Estados Unidos passa a ser o segundo maior mercado de origem no mundo, alcançando 113.000 milhões de dólares em 2015, enquanto o número de passageiros cresceu para 73 milhões. O Reino Unido é o quarto mercado de origem, com crescimento liderado pela demanda do turismo internacional na Europa, impulsionado pela força da libra esterlina em face ao euro. As viagens ao exterior, dos residentes no Reino Unido aumentaram em 5 milhões, alcançando 64 milhões em 2015, com despesas do turismo internacional em 63.000 milhões de dólares.

A procura por outros mercados emissores principais ocorreu de forma mais moderada, em parte devido à fraqueza de suas moedas. A Alemanha continua a ser o terceiro maior mercado de origem, com uma ligeira redução nos gastos do ano passado, que foi de 78.000 milhões de dólares norte-americanos, a França (38.000 milhões) também registrou um decréscimo, mas, no entanto avançou uma posição no ranking dos gastos do turismo, alcançando o quinto lugar.

A Federação da Rússia com (35.000 milhões dólares) recuou na posição, sendo o sexto colocado, apesar do aumento que passou de 10% em 2015. O Canadá ainda continua em sétimo lugar, com gasto de 29.000 milhões de dólares norte-americanos. Já a República da Coreia registrou um aumento significativo em seus gastos, alcançando 25.000 milhões de dólares, avançando seis posições no ranking e agora integrando a lista dos dez primeiros colocados, ocupando a oitava posição.

Consequentemente, a Itália (com 24.000 milhões de dólares) e Austrália (com 23.000 milhões), ambas recuaram um lugar no ranking, ficando em nono e décimo lugar, respectivamente.
Outros mercados de origem além do Top Ten, que registraram crescimento de dois dígitos no ano passado foram: Espanha, Suécia, Taiwan (Província da China), Kuwait, Filipinas, Tailândia, Argentina, República Checa, Israel, Egito e África do Sul.

Nas Américas o crescimento continua

Visite o Brasil

Nas Américas - o crescimento continuou em 2015, depois do sucesso alcançado em 2014, as chegadas internacionais nas Américas cresceram de 11 milhões em 2015, com um aumento de 6%, para alcançar 193 milhões (16% das chegadas globais). Já as receitas do turismo internacional aumentaram em 8% em termos reais, para alcançar 304.000 milhões de dólares norte-americanos (com 24% das receitas globais).  Muitos destinos se beneficiaram da valorização do dólar, o que impulsionou a demanda nos Estados Unidos e Caribe na América Central (ambos com + 7%), onde eles lideraram o crescimento.
A América do Norte, que responde por dois terços das chegadas totais das Américas, recebeu 6% a mais em chegadas internacionais. O México e Canadá (ambos + 9%) tiveram um crescimento significativo, impulsionado pela demanda dos EUA.  O crescimento foi modesto até mesmo nos Estados Unidos (+ 3%), devido a um dólar mais forte, resultando em um destino mais caro para quase todos os mercados.

Já no Caribe (+ 7%), o crescimento foi impulsionado por Cuba (+ 18%), Aruba (+ 14%), Barbados (+ 14%), Haiti (+ 11%), República Dominicana e Puerto Rico (+ 9% em ambos os casos). Os resultados nas Bahamas (+ 3%) e Jamaica (+ 2%) ocorreram de forma mais discreta.
A América Central, pela primeira vez alcançou um aumento em 7% para mais de 10 milhões. Já o Panamá teve em seu crescimento, um aumento de 21%. Belize recebeu mais do que 6% em chegadas; Costa Rica e Honduras alcançaram um crescimento em 5%; El Salvador e Nicarágua 4% a mais; e Guatemala em 1%.

Desembarques internacionais para a América do Sul cresceram 6% em 2015, mas com resultados bem diferentes, dependendo do destino. O Paraguai quase duplicou o número de chegadas, embora a partir de uma base mais modesta, enquanto o Chile (+ 22%) e Colômbia (+ 16%) também registraram crescimento de dois dígitos. Peru e Uruguai registraram um aumento de 7% e 3%, respectivamente, enquanto que a Argentina e Brasil registraram ligeiros declínios.


Principais Destinos Turísticos


Os principais destinos turísticos do mundo, Estados Unidos, China, Espanha e França ainda lideram estas posições. Em 2015 duas alterações foram registradas na lista dos dez primeiros destinos em receitas do turismo internacional, e um no ranking de chegadas dos turistas internacionais.

Após um forte aumento no ano passado, a Tailândia saltou do nono para o sexto em renda do turismo, enquanto Hong Kong (China) saiu da décima para a nona colocação, desde então. No ranking de chegadas, o México também subiu um nível, do décimo ao nono colocado.

Ao fazer uma classificação dos principais destinos turísticos no mundo internacional, é bom considerar, mais do que um indicador. Fazendo a classificação de acordo com dois indicadores-chaves - o turismo receptivo com recepção e chegadas de turistas internacionais.

Pelo turismo internacional, é interessante notar que sete dos dez primeiros destinos aparecem em ambas às listas, mas mostram substanciais diferenças no que diz respeito ao tipo de turistas que atraem a duração com as estadias médias e gastos por viagem e hospedagem.

No caso das receitas do turismo internacional, as alterações no ranking não refletem apenas o desempenho relativo aos destinos, mas também as flutuações na taxa de câmbio da moeda local contra o dólar norte-americano. Isto em particular ocorreu em 2015, um ano em que o dólar norte-americano tem apreciado consideravelmente o euro e muitas outras moedas.

Os quatro primeiros lugares no ranking de chegadas de turistas internacionais e classificação de renda ocupam os mesmos países, embora em ordem diferente. Os Estados Unidos são o país onde as receitas do turismo GET (205.000 bilhões de dólares americanos em 2015) e o segundo destino em termos de chegadas internacionais (78 milhões).

A China é o segundo país em receitas do turismo, com 114 bilhões de dólares e a quarta em número de chegadas, com 57 milhões. A Espanha tem uma colocação em terceiro lugar, tanto em renda (57.000 milhões EUA) e para as chegadas (68 milhões). A França é o quarto país em renda proveniente do turismo, com (46.000 milhões) registrados em 2015, mas o primeiro em termos de chegadas, com (84 milhões) de turistas em 2015.

O Reino Unido manteve a sua quinta e oitava renda para chegadas. Tailândia subiu três lugares para o sexto colocado, na receita (e três posições em termos de chegadas, deixando a nona colocação). A Itália consolidou sua quinta posição para as chegadas, e tem uma posição abaixo na receita, ficando em sétimo. A Alemanha também caiu uma posição em receita e é agora o oitavo, mas manteve sua sétima posição nas chegadas. A Turquia continua o sexto país no ranking em número de chegadas (e décimo segundo em receita). O México subiu uma posição para ficar em nono lugar nas chegadas (e seis posições avançadas até se tornar o decimo sexto em renda). A Federação da Rússia caiu uma posição no ranking, décimo nas chegadas de turistas (e caíram cinco posições para se destacar em trigésimo quarto em termos de receita).
   

Completando o ranking das dez primeiras receitas do turismo internacional nas duas regiões que aparecem na China, com Hong Kong (que avançou uma posição, e é agora o nono) e Macau em (décimo lugar).

Com Informações da UNWTO/OMT - Panorama Global 2016 

Um comentário:

  1. Muito bom os artigos apresentados, realmente nós precisamos de estatísticas e previsões para melhorar a recepção de turistas.
    Atenciosamente.

    Mauricio Laus

    ResponderExcluir

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens