As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

domingo, setembro 24, 2017

Mensagem de Miss Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro de 2017.

21 de Setembro de 2017 - Dia Internacional da Paz


Miss Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO

Juntos pela paz: Com respeito, segurança e dignidade para todos!

Esse Dia Internacional da Paz celebra o poder da solidariedade mundial para que possamos construir um mundo pacífico e sustentável.

Nunca essa ação foi tão importante quanto agora, quando atravessamos um momento de desafios sem precedentes na história da humanidade. Novas forças visando divisão surgiram, espalhando o ódio e a intolerância. O terrorismo alimenta a violência, enquanto o extremismo violento busca envenenar as mentes das pessoas vulneráveis e dos jovens. Nas áreas mais pobres e menos desenvolvidas do mundo, desastres naturais relacionados ao clima somam-se  as fragilidades existentes, o que aumenta as migrações forçadas e risco em violência.

Os obstáculos à paz são complexos e difíceis – nenhum país é capaz de resolvê-los sozinho. E vencer esses desafios exige novas formas de solidariedade e ação conjunta, o que deve ter início o mais cedo possível.

Esse é o espírito do apelo realizado pelo secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, por um novo movimento de prevenção para apoiar a paz, que reúna governos e a sociedade civil, assim como os organismos internacionais e regionais.

As mudanças estão acontecendo em todo o mundo – nosso objetivo deve ser abraçá-las com base nos direitos humanos, para moldá-las em direções positivas, visando criar um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.

A cultura de paz é uma cultura de diálogo e prevenção e, nesse contexto, o papel das Nações Unidas nunca foi tão essencial. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável afirma que “não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável”. O mesmo espírito sustenta as resoluções de 2016 do Conselho de Segurança e da Assembleia Geral sobre a “manutenção da paz”.

Nós precisamos de uma nova abordagem e mais abrangente para tratar as causas, fortalecer o Estado de direito e promover o desenvolvimento sustentável, com base no diálogo e no respeito, esses são os princípios que orienta todas as ações da UNESCO para construir a paz por meio da educação, da liberdade de expressão, do diálogo intercultural, do respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural, e da cooperação científica.

Neste Dia Internacional da Paz, devemos renovar o nosso compromisso com a solidariedade mundial. Para sustentar a paz, nós devemos construí-la todos os dias, em todas as sociedades, com a participação de todas as mulheres e todos os homens, trabalhando juntos rumo a um melhor futuro comum para todos.

 Miss Irina Bokova - Diretora Geral da UNESCO. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

São Paulo

Postagens