As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders

As 7 Maravilhas da Natureza eleitas pela New7Wonders
A América do Sul ganhou com a Floresta Amazônica e a Foz do Iguaçú

sábado, novembro 04, 2017

Acontece em Paris, França a 39ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 Dinalva Heloiza


A Unesco celebra de 30 de Outubro a 14 de Novembro a realização da 39ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a conferencia, é considerada o maior evento da organização do contexto internacional e dos mais recentes acontecimentos ocorridos na maior organização da  ONU, na consolidação da paz junto à todos os povos da terra. 

                                          Miss Irina Bokova - Diretora Geral da UNESCO

O evento marca o início de uma nova etapa que segue, após os oito anos de mandato da atual diretora geral da organização Miss Irina Bokova, enquanto tudo parece indicar que sua substituta será a francesa Audray Azoulay, ex-ministra de Cultura da França.

                                             Audray Azoulay, futura diretora geral da UNESCO

A definição da nova líder da Unesco sobressai-se como um ponto essencial da Conferência, bem como determinar o orçamento necessário a organização e o programa de trabalho dos próximos dois anos, mas uma notícia inesperada será tema omnipresente nas sessões:  a decisão dos Estados Unidos em abandonar a entidade, ao alegar necessidade de reformas e uma suposta parcialidade anti-israelense.

Políticos, diplomatas, especialistas e diversos atores sociais relacionados com o trabalho desta entidade estimam que o fato constitui uma má notícia para a Unesco, e em geral para o multilateralismo.

Olhando para a frente, muitos questionam  o que pode suceder no futuro, quando a principal potência internacional decide sair de um espaço de diálogo concebido precisamente para construir e consolidar a paz, a harmonia e o entendimento entre os povos.

'Em momentos em que os conflitos continuam rasgando às sociedades através do mundo, é de se lamentar que os Estados Unidos se retirem da Organização das Nações Unidas encarregada de promover a educação para a paz e a proteção da cultura. Por isso lamento a decisão dos Estados Unidos de se retirar', escreveu a diretora geral em um comunicado.

De acordo com a política e diplomática búlgara, 'é uma perda para a Unesco. É uma perda para a família das Nações Unidas. É uma perda para o multilateralismo'. Bokova rememorou a estreita relação entre Washington e a Unesco estabelecida em décadas de trabalho conjunto, e recordou que um dos princípios fundantes da organização ficou especificado precisamente por um estadunidense.

'Já que as guerras nascem nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens onde devem erigir-se os baluartes da paz', escreveu o poeta, diplomata e bibliotecário do Congresso norte-americano, Archibald MacLeish, no preâmbulo da Constituição da Unesco.

'Esta visão nunca foi mais apropriada', sublinhou Bokova, que pontuou , “os laços entre as partes continuaram mesmo quando em 2011 Washington decidiu suspender a contribuição financeira a esta organização”.

Ao analisar a situação, numerosos especialistas internacionais afirmam que se trata de precedente negativo para o planeta, tendo em conta que a Unesco é a organização encarregada de atuar para os desafios relevantes no mundo, como promover a Educação, a Ciência, a Cultura, o Esporte e a Comunicação. Mesmo com a difícil situação, Bokova disse que 'a Unesco continuará trabalhando pela universalidade desta Organização, pelos valores que compartilhamos, pelos objetivos que temos em comum, para reforçar uma ordem multilateral mais eficaz e um mundo mais pacífico e mais justo'.

Neste contexto, fica no ar qual estratégia seguirá a organização para seguir cumprindo com sua missão, enquanto as primeiras pistas a respeito podem surgir da conferência, que reunirá 195 estados membros.

MEC reforça compromisso do Brasil com a promoção da qualidade da educação


Em Paris, a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, reforçou o compromisso do Brasil com a qualidade da educação - durante a 39ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“Temos um posicionamento firme em favor da qualidade e da equidade da educação no Brasil”, declarou a secretária, uma dos três representantes do Grupo América Latina e Caribe (Grulac) no comitê diretivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030. Maria Helena destacou que o Brasil participa da força-tarefa do ODS-4 e utiliza referenciais de avaliação que permitem a comparação entre os demais países.

O pronunciamento foi feito durante a reunião do Grulac e do comitê diretivo do ODS-4, na manhã de quarta, 1º de novembro. O encontro tem como objetivo debater o fortalecimento da implementação do ODS 4 – Educação 2030. Outros temas da conferência são os mecanismos para promover a responsabilização com vistas a beneficiar o financiamento da educação e, também, como avançar com a agenda Educação 2030.

A Conferência Geral da Unesco determinará o orçamento da organização e a direção de seus programas e atividades para os próximos dois anos. Cerca de 200 ministros de governo, particularmente das áreas de educação e cultura, participam de um rico programa planejado para o evento, com apresentações e debates sobre assuntos-chave em cada uma das áreas de mandato da Unesco: educação, ciências naturais, ciências humanas e sociais, cultura e comunicação e informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa Postagem

Postagens populares

ONU Brasil

Portal IBRE

Postagens